Este trecho é parte do episódio 29 do podcast Os Goleiros com o Matheus Cavichioli, goleiro do América-MG. Ele fala sobre a escola gaúcha de goleiros, que historicamente tem revelado grandes nomes para o futebol brasileiro. Mais recentemente aparecem nessa lista Victor, Marcelo Grohe, Cássio, Alisson, Muriel, Renan e o próprio Cavichioli. E, para ele, tudo começa com o tetracampeão Cláudio Taffarel
“O pioneiro nisso tudo é o Taffarel. Não tem como você falar de goleiro e não lembrar do Taffarel.
A escola gaúcha lançou o Taffarel, tetracampeão mundial com a Seleção, e que jogou muito fora do País. Ganhou tudo que podia e é reconhecido mundialmente.
Essa escola do Taffarel veio puxando tudo...
A um tempo atrás eu me lembro que o Alisson era muito questionado por não ter aquela mão trocada ou fazer saltos.
Mas se você parar pra observar nunca foi preciso ele dar uma mão trocada, dar um salto, jogar as pernas e cair rolando. Porque ele estava sempre bem posicionado.
Facilita muito a defesa. E o Taffarel fazia isso.
Dificilmente tem um vídeo do Taffarel dando uma ponte acrobática, rolando, girando, jogando as pernas, com cambalhota e tudo mais.
Ele está sempre bem posicionado. A maioria das defesas ele pega a bola em pé.
E isso fez com que o Alisson fosse até questionado. Há um tempo era: será que realmente serve para ser o goleiro da Seleção?
Aí o pessoal entendeu a forma de trabalho feita no Internacional, principalmente, porque ele saiu dali, e relacionou com o Taffarel, que não fazia defesas plásticas.
Ele fazia as defesas difíceis se tornarem fáceis pelo posicionamento, pela velocidade de reação, por um bom deslocamento embaixo das traves, por ter os membros inferiores fortes para ter a força e a potência se o salto fosse preciso.
E isso foi fazendo essa escola.
Pode ver o Muriel, o próprio Renan, o Marcelo Boeck…
Eles não são de fazer defesas acrobáticas.
Posso me colocar nessa também. Eu prefiro não voar. Quanto menos eu voar, melhor. Prefiro facilitar o máximo possível…
E essa metodologia de trabalho veio se aperfeiçoando com o tempo.
Isso fez com que a escola do Sul do País se tornasse tão forte na revelação de goleiros para o cenário nacional e internacional”.
Aperte o play abaixo para ouvir o episódio completo com o Matheus Cavichioli:
Comments